<< Voltar

2005-09-05 09:42:11 -


O Circuito Nacional de Águas Abertas está a provocar um mal estar latente entre a Associação do Norte (ANNP) e a Federação de Natação (FPN), podendo mesmo redundar no primeiro desentendimento entre as duas direcções caso o processo de averiguações em curso redunde em nada.
Em causa está a prova do calendário nacional que ontem decorreu na Barragem da Queimadela, em Fafe, em paralelo com a travessia da Barra, em Oeiras..
É que se a primeira é oficial, homologada pela FPN devendo merecer o seu apoio, a segunda é particular, não contando, sequer, com o corpo de arbitragem nacional.
Contudo, e o facto que indespôs Anibal Pires, presidente da ANNP, foi o facto de pelo menos um membro do corpo técnico da federação ter estado activamente empenhado na promoção da segunda, motivando mesmo a confusão de datas junto de atletas e clubes, o que ajudou a que alguns dos nomes inscritos na prova nortenha tenha sido, entretanto, "desviados" para Oeiras.
O descontentamento aumentou por, durante todo o dia de ontem, não ter sido visto em Fafe qualquer dirigente federativo (numa prova oficial), facto que foi por muitos interpretado como total desprezo pela prova fafense, enquanto que em Oeiras era assinado um protocolo entre federação e a câmara local.
A justificação emanada da direcção federativa, de que aquele organismo nada tinha a ver com a prova de Oeiras motivou que, só a meio da semana que findou, a promoção da prova deixasse, subitamente, de referir o apoio da federação, como fizera até então.
Segundo O JOGO apurou, uma conversa mantida entre Anibal Pires e Paulo Frischknecht (presidente federativo), a meio da semana, terá acalmado o dirigente associativo, que obteve do segundo a promessa de averiguar, com rigor, o que terá estado na origem do incidente, que acabou por ter um pesado resultado, ao esvaziar, quase por completo, de grande nomes, a prova realizada na Queimadela.
Resta agora esperar para ver se a culpa morrerá solteira ou se, pelo contrário, serão tomadas medidas para que o conflito de interesses que se gerou não se volte a repetir.

Fonte: O Jogo